terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Punta Tombo e Bosque Petrificado Sarmiento

Dia 06-Jan-09
Acordamos cedo para irmos a Punta Tombo, a 180 km ao sul de Puerto Madryn.
Chegamos ao parque as 8:30, proximo a hora em que abria, pra que o dia rendesse melhor ja que tudo ficava um tanto longe.
Segundo a cartilha do parque, existem la 250 MIL casais de pinguins.
A area de visitacao nao e tao grande. Se resume a um caminho de pedestre marcado, com unse 1.500 m de ida e se volta pelo mesmo.
Mais um vez, ingenuamente, pensavamos que iamos caminhar, ate proximos ao mar e la veriamos os pinguins se banhando e se refrescando do sol, MAS NAOnao: muitos ficam bemmmmm longe da agua, numa regiao arida, de baixo de um sol escaldante, enfiados num buraco na terra com no maximo um arbusto xoxo para abriga-los.
Janeiro e a epoca em que os filhotes deixam o ninho (ou °buraco°, chame como preferir). E facil diferencia-los pelas penas.
Quando faziamos o camainho de volta nos deparamos com diversos grupos que haviam chegado depois e nos demos conta do quanto valeu a pena ter chegado cedo ao parque. Os pinguis que antes ficavam ao longo de todo o caminho, com o transito mais intenso de pessoas se afastavam um pouco.
Foto da ida:

De la seguimos, voltamos a Ruta 3 em direcao a Comodoro Rivadavia, descemos por quase 500km e desviamos 150 km desta para chegar a Sarmiento, onde ha um bosque de arvores (araucarias, se nao me engano) petrificados de 65 milhoes de anos.

RIPIO DE VERDADE:
Chegando a Comodoro R., nao estavamos seguros se precisavamos ir ate a cidade ou se pegavamos um desvio a direita, antes desta. Pedimos informacao a um guarda que nos disse que podiamos pegar tal desvio, de somente 40km, mas que era de ripio OU dar uma volta longa de mais de 100 km pela rodovia.
Como ate entao todos os ripios percorridos haviam sido tranquilos, optamos pelo caminho mais curto... pessima escolha!
Entramos num campo de exploracao de petroleo (maior parte da Repisol) por onde trafegavam somente caminhoes, maquinas pesadas e pick-ups. Foram 40km sem placas, andando a 20 km por hr escutando as pedras baterem no fundo do carro.

O Bosque Petrificado sao arvores que foram fossilizadas (ao ar livre). O material organico dos troncos foram substitido por minerias conservando a estrutura original desta. E interessante ver o que definitivamente e uma arvore mas ao toca-la e pedra!

Entretanto, esperavamos ver um bosque, isto e, arvores em pe! Mas o parque se resumia a troncos caidos e muitas lascas de troncos (quando digo tronco, me refiro ao petrificados).
Mas nada e desperdicio: o visual do parque e completamente distinto de qualquer outro visto ate entao, uma vez que saimos da regiao costeira.
Depois de ver o parque passamos no lago da cidade:

Ha um outro Bosque Petrificado mais ao sul. Um parque maior e de mais antiga formacao (130 milhoes de anos), mas por anciedade em chagar a Ushuaia decidimos ganhar a madrugada dirigindo pro sul e pularmos essa visita.

PS: O teclado daqui esta completamente desconfigurado... naum acho nennhum aceto pra por.. grato pelo esforco em interpretar o texto!